segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Casamento: de onde vem essa tradição?

A maioria das famílias educam seus filhos para a união, ou seja, as crianças são orientadas a seguir a linha dos pais: casar, ter filhos e assim por diante. Quando se fala em “casamento” poucos se perguntam: de onde vem essa tradição?




Na história do casamento, houve tempos em que o casamento era realizado para que os nomes e propriedades das famílias não desaparecessem. O casamento por amor, surgiu muito tempo depois e nas classes sociais mais baixas, mas nunca deixou de ser uma das cerimonias mais simbólicas da sociedade.
celebração do casamento teve início na Antiga Roma, porém não se sabe quando houve a primeira cerimonia era apenas uma espécie de negócios entre famílias. As Noivas eram prometidas por seus familiares e desde muito cedo – entre 12 e 13 anos – já sabiam com quem se casariam, porém o matrimonio só acontecia quando o noivo completasse 18 anos.No século XVI, o casamento tornou-se obrigatório.
vestido era de extrema importância e só era usado especialmente para a ocasião. Usavam flores como bouquet e na cabeça usavam coroa (ramos) de espinhos (para afastar os maus espíritos). Mas tarde foi acrescentado o véu (símbolo da honestidade e virgindade), segundo os costumes da época.
A cor predominante dos vestidos nem sempre foi o branco. Houve épocas em que não existia uma cor determinada, podendo ser usados vestidos azuis, vermelhos, pretos , dentre outras tonalidades.
Entretanto, a condição da cor do vestido foi modificada em 1840, (meados só séc. XVII) quando a Rainha Vitória, da Inglaterra, foi responsável pelo início da tradição do vestido branco da noiva (símbolo de riqueza) casou-se com o príncipe Albert deSaxe, surpreendendo a todos, quebrando barreiras e lançando tendências – que foram copiadas por mulheres de todo continente americano e europeu. O marco da celebração nupcial ficou conhecido a partir desse momento.
Na verdade, a representação do sentimento entre noivos inaugura a era do casamento por amor”, sendo este o único sentimento que deveria unir um homem e uma mulher. A festa de casamento sempre foi comemorada com comida farta, bebidas e muita diversão para os convidados, chegando a durar (naquela época) até sete dias.
O bolo também teve origem no século XVI, além dos convidados usarem a cabeça da noiva para partir um pequeno pedaço para trazer-lhe fertilidade, eles tinham o costume de levar para casa pequenos pedaços de bolos, colocando-os um em cima do outro. Com o passar dos anos, um padeiro teve a ideia de juntá-los e decorá-los, fazendo surgir assim, o bolo de andares.
No início do século XI surgiu o maior símbolo do casamento: a aliança. Inicialmente vista como um “certificado de compra” da noiva, mais tarde, passou a ser símbolo de fidelidade, porém só foi recebida por uma mulher por volta do século XV. Após seu surgimento, a tradição no noivado era tão importante quanto casamento.
A tradição dos presentes surge na idade Média. Aqui três (presentes) eram trocados: a família da noiva era responsável pelo pagamento do dote; a família do noivo pela moradia e o sacerdote que celebrava o matrimonio recebia o terceiro.

CRÉDITOS: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário